A saúde da bateria é uma das maiores preocupações dos usuários de notebook. Afinal, temos que maximizar vida útil do nosso computador. Mas quais as verdades e mitos sobre o uso da bateria?
__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..__..
“É necessário deixar o notebook carregando de 12 á 24 horas antes de usar”
Mito : Esta pratica era realizada no equipamentos com tecnologias mais antigas, por exemplo com baterias de níquel, que não são mais utilizadas.
Os notebooks atuais utilizam baterias de íons de lítio, e não necessitam de um tempo maior de carga antes de usar.
“Não podemos usar o notebook conectado na tomada”
Mito: Os Notebooks atuais “sabem” quando a carga da bateria está completa, sendo assim cortam o fornecimento de energia para a bateria, ou seja a energia passa a vir direto da tomada.
Mas não há com o que se preocupar quando a tomada é desligada ou acaba a energia o circuito de alimentação da bateria volta a funcionar automaticamente.
“Mas se deixar o notebook ligado na tomada minha bateria vai viciar”
Mito: Este também era um problema de notebooks antigos, baterias atuais de lítio não viciam pois são muito mais eficientes.
“Uma bateria dura, em média, 2 anos”
A verdade é que as baterias tem um tempo de vida útil, mas esse tempo irá depender dos cuidados durante o uso, como já falado anteriormente a vida da bateria é medida por ciclos de carga não em anos. Quanto mais você usa o notebook com a carga da bateria mais rápido ela desgasta.
“O ideal é usar o notebook na bateria até que ela acabe”
Mito: As baterias tem ciclos de carga, cada vez que você deixa “zerar” ela perde um ciclo. Então além de ser um mito esta prática desgasta a bateria de forma mais rápida, sempre que possível devemos evitar “zerar” a bateria para aumentar a sua vida útil.
“A bateria está durando pouco tempo, portanto está com defeito”
Antes de chegar à conclusão que o problema está na bateria, você deve analisar o uso e o porte da máquina, pois a duração da bateria varia de acordo com as atividades, se por exemplo é uma máquina gamer rodando jogos pesados ira consumir a bateria muito mais rápido do que uma máquina utilizada em atividades mais leves
Não podemos eliminar a possibilidade de um defeito, mas uma autonomia baixa não é o suficiente para determinar a saúde da bateria. Agora, se a bateria está durando muito menos do que no início, é importante investigar um possível defeito e considerar a substituição da bateria.
“Altas temperaturas prejudicam a bateria”
Quanto melhor refrigerada maio será a longevidade da sua bateria, ou seja elas detestam calor.
É importante manter as entradas e saídas de ar desobstruídas, não apenas por causa da bateria, mas para a saúde de todas as peças e componentes do notebook.
Se o notebook esta esquentando demais vale a pena investir em uma limpeza interna.